quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Como configurar o Grub2 no Ubuntu

Após instalar as mais novas versão do Ubuntu, muitas pessoas se surpreenderam ao constatar que o /etc/grub/menu.lst não estava mais disponível para configurá-lo, principalmente quando há mais de um sistema operacional em nossos micros, seja o Windows ou outras distros GNU/Linux.

Como escolher qual SO iniciar primeiro?
Como alterar o tempo de espera do Grub2?


/etc/default/grub - aqui podemos editar o modo de recuperação do Ubuntu, optar pelo tempo de espera para escolher em qual sistema operacional irá inicializar o boot, qual deles será o padrão, podendo até mesmo configurá-lo para só acessar o sistema operacional se de fato escolhermos e pressionarmos o Enter. Além de configurar também a resolução da tela que por padrão vem com 640x480.

Escolhendo qual SO iniciar primeiro:

Antes de seguir este tutorial, reinicie o seu computador e conte a partir do zero, quantos sistemas de inicialização existem no seu GRUB, você pode utilizar a seta para baixo para contar (0, 1, 2, 3, 4....).

Guarde bem a posição em que o Windows está, pois vamos precisar dela na configuração do GRUB.

O arquivo de configuração do GRUB, fica em "/etc/default/grub", então utilize um editor de texto para alterar a configuração. Vou deixar duas opções de editores para que fique mais simples, o Gedit (Padrão do Ubuntu com Interface Gráfica), ou o Nano (Editor de textos via terminal).


Nota: Vou utilizar o nano, mas fica a seu critério;

Comando para abrir com Gedit: sudo gedit /etc/default/grub
Comando para abrir com o nano: sudo nano /etc/default/grub

Supondo que o arquivo já tenha sido aberto, você terá várias linhas de configuração, vamos destacar um trecho deste arquivo:

GRUB_DEFAULT=0
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=10
GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

Nesta parte, encontramos duas linhas que podem ser consideradas importantes para os usuários comuns, ou seja, GRUB_DEFAULT=0 e GRUB_TIMEOUT=10, que indicam respectivamente qual sistema é o padrão e quanto tempo em segundos para iniciar automaticamente.

Então o que eu devo fazer?

Depois de ter contado quantos SO existe no seu GRUB, Coloque no código abaixo qual você deseja iniciar primeiro. (no meu caso o windows foi o 4):

GRUB_DEFAULT=4

Se quiser diminuir ou aumentar o tempo de espera, altere da seguinte maneira:

GRUB_TIMEOUT=20

Ou seja, o sistema iniciará automaticamente em 20 segundos.

Depois que você alterar tudo da maneira correta, salve o arquivo de configuração.

Novamente no terminal, digite o seguinte comando para atualizar o GRUB:

sudo update-grub

Depois de atualizar o GRUB, reinicie o seu computador e pronto, o sistema que você escolheu será o padrão para inicialização.

Um comentário:

  1. Obrigado...era o que eu estava procurando, foi bem simples a explicação.
    Valeu

    ResponderExcluir